logo_Elaine_const._TERAPIAS_-_cópia.png

TRATAMENTO TDAH - SOMATIC EXPERIENCING® & PEDAGOGIA SISTÊMICA

(atendimentos presenciais individuais, em grupo ou online)

Aos poucos, as crianças aprendem a interpretar as mensagens que o corpo lhe envia. De fato, é com o aprender a coordenar movimentos e sensações que a criança aprende quem é. Com isso, ela sente autonomia, satisfação e prazer.

 

Ao vivenciar um estresse, ou frustração devido à negligência, a sequência de desenvolvimento natural não acontece ou, se já estiver desenvolvida, se rompe. As emoções negativas, então, passam a dominar sua existência.

 

Depois de passar por uma experiência estressante (separação dos pais, luto, procedimentos médicos, questões escolares, assaltos etc), a relação de um criança com seu corpo em geral torna-se amorfa, caótica e massacrante; a criança perde a sensação de sua estrutura interna.

A Experiência Somática é uma ferramenta na resolução e transformação do estresse.

Quando o corpo se paralisa, o cérebro e a mente (em choque) ficam sufocados, desorganizados e fragmentados; eles não conseguem absorver a totalidade da experiência de aprender. Essas crianças ficaram “presas” em algum ponto do curso de uma ação que um dia teve um significado e um propósito. Entregam-se a padrões de comportamento normalmente ineficientes e, em geral, compulsivos – o que acarreta sintomas de hiperatividade, déficit de atenção ou transtorno obsessivo compulsivo.

 

Os esforços fragmentados e descoordenados da criança não são registrados como lembranças normais, explícitas e narrativas. Ao contrário, são codificadas no corpo como angústia, desconforto, construção, constrangimento, rigidez, flacidez e falta de energia.

Veja o que diz Peter Levine*:

 

"Muitas vezes; pais, escola e profissionais da saúde não conseguem relacionar as dificuldades de aprendizagem e mudanças de comportamento com algum acontecimento grave. As crianças e adolescentes exprimem o que estão sentindo da maneira o mais frustrante possível. Mostram por meio do corpo. Podem se tornar irritantes, sofrer de hiperatividade, pesadelos, insônia, déficit de atenção, maltratando animais ou crianças mais fracas. Outras crianças, talvez, revelem o sofrimento através de dores de cabeça ou de barriga, medos, evitando pessoas que antes gostavam para conviver com ansiedade insuportável".

 

Os pais perguntam: de onde podem ter vindo esses sintomas? A resposta pode estar em acontecimentos comuns, como quedas, procedimentos médicos, acidentes, separações, luto , quando não solucionados são suspeitos de esconder os culpados pela ansiedade das crianças.

 

Através de brincadeiras e dinâmicas orientadas em sessões de SE®. (Experiência Somática), as crianças e adolescentes podem se recuperar, superando seus medos.

Pedagogia Sistêmica - Constelando as dificuldades de aprendizagem e comportamento

O pensamento sistêmico inclui o conhecimento de que o aluno e os professores estão conectados a suas famílias de origem (e às idéias e regras desse sistema). Ser parte do sistema escola significa que a escola também faz parte de todos os sistemas familiares que estão conectados a ela ou que as famílias de origem de todos os alunos e professores representam subsistemas de uma escola.

Dessa forma, as famílias atuam na escola e a escola nas famílias (..). Assim, não podemos distinguir completamente onde o "sistema família" termina e o "sistema escola" começa.

A transferência da visão sistêmica da terapia familiar para a docência, permite perceber as pessoas não como indivíduos isolados, mas como parte de uma estrutura inter-relacionada.

Assim a união da Experiência Somática (neurociência) à Pedagogia Sistêmica é possível tratar de maneira mais profunda os casos de TDAH.

 

Através de brincadeiras e dinâmicas orientadas, em sessões de Experiência Somática (neurociência), as crianças e adolescentes podem reorganizar o Sistema Nervoso, se recuperar, superando seus medos. Já por meio da Pedagogia Sistêmica (técnica de Constelação Familiar) é possível limpar e reorganizar as causas energéticas e inconscientes dos casos de TDAH que se apresentam no campo familiar e coletivo escolar.

Elaine Romano debate TDAH com o Médico Psiquiatra

Dr. Wimer Botura na TV Alesp

* Dr. Peter Levine, Ph.D é o criador do SE® e dirige a “Foundation for Human Enrichment”- FHE (Fundação para o Enriquecimento Humano). Levine é médico e possui doutoramento em Biofísica Médica e em Psicologia.

 

Foi consultor da NASA durante o desenvolvimento da Estação Espacial. Ensina o seu método em hospitais e clínicas de dor na Europa, nos EUA, bem como no Hopi Guidance Center, no Arizona.

 

Durante os seus 40 anos de estudos sobre estresse e trauma, o Dr. Levine tem contribuído com várias publicações científicas e médicas.