logo_Elaine_const._TERAPIAS_-_cópia.png

TERAPIA PARA ESTRESSE - SOMATIC EXPERIENCING® - Neurociência (atendimentos presenciais ou online)

O tratamento para estresse realizado através da Experiência Somática é uma abordagem que aumenta intencionalmente a percepção cinestésica e proprioceptiva, que diz ao paciente de que maneira seu corpo e cérebro, juntos, estão preparados para protegê-lo.

 

Através do trabalho de Experiência Somática, o tronco cerebral e as funções neocorticais se integram proporcionando poderosos recursos de conexão, empodeiramento, fluxo, bem-estar e inteireza.

 

Por vários motivos e situações diárias, o sistema nervoso se desorganiza, mas a diferença entre se manter estressado ou não está em saber que a cura verdadeira do estresse se faz quando se dá atenção e tempo para o Sistema Nervoso se autorregular.

“O estresse dá-se por uma ruptura na camada protetora do organismo, devido à superestimulação do sistema nervoso e à falta de recursos disponíveis nesse momento para modular essa experiência, levando, assim, a um estado avassalador e de impotência”.  

- Peter Lenive

A Terapia Somática, ou Experiência Somática (Somatic Experiencing®), tem como objetivo o tratamento de somatizações, causadas principalmente por estresse, sejam esses de choque ou de desenvolvimento.

 

O tratamento foi modelado durante os últimos 40 anos por Peter Levine, médico e terapeuta americano, PhD em Psicologia e Biofísica médica.

 

Segundo Dr. Peter Levine, os sintomas traumáticos são respostas neurofisiológicas incompletas de fuga ou de luta em situações limite.

A descarga não resolvida, resultante da frustração ou interrupção das respostas defensivas diante de uma situação percebida como ameaçadora, leva a uma desorganização do Sistema Nervoso Autônomo (SNA).

 

A Terapia Somática é uma abordagem neurofisiológica de sensopercepção que ajuda o cliente a restaurar as suas respostas defensivas, restabelecendo a autorregulação do SNA.

 

O tratamento com Terapia Somática visa a reestabelecer o equilibrio do Sistema Nervoso Autonômo. Dessa forma, o cliente pode se beneficiar das boas sensações desse equilíbrio.

Uma pessoa cujo sistema nervoso está em equilíbrio

(regulado):

  • Está descontraída e relaxada

  • Tem um bom contato corporal

  • Responde a acontecimentos de forma flexível e resiliente

  • Está disponível para contato emocional com os outros

  • Sente que tem opções e escolhas

  • Tem capacidade de estabelecer relacionamentos saudáveis.

​Por outro lado, o sistema nervosos desregulado pode traduzir-se em:

 

  • Constrição, ansiedade, hiper-vigilância, incapacidade de relaxar

  • Desconexão, apatia, depressão, dissociação.

 

São alvos desse tratamento os seguintes sintomas de estresse:

  • ansiedade, medos, depressão, dores, angustias, timidez excessiva, transtornos de aprendizagem e outros.

 

Diversos acontecimentos podem desencadear os sintomas listados acima. Dentre eles:

 

  • afogamentos, nascimento traumático, estresse intrauterino, procedimentos ginecológicos invasores, choque elétrico.
     

  • ataques de animais, sequestro, guerra, bombardeio, abuso físico, abuso sexual, incesto.
     

  • cirurgias, anestesias, queimaduras, envenenamentos, hospitalizações, ferimentos diversos.
     

  •  quedas, acidentes de baixo ou alto impacto.
     

  • traumas emocionais: negligência, abandono, perda, abuso ininterrupto, luto, separações, traições.
     

  • desastres naturais, testemunhar: acidente, abuso, sequestro, morte, tortura, matar ou ferir alguém.

O Tratamento para estresse busca aumentar a resiliência, fortalecer o indivíduo, tornar o aprendizado mais fluido, curar somatizações, restebelecer o equilibrio, restaurar respostas defensivas, restabelecer o sentimento de segurança pessoal, fluidez e, ao mesmo tempo, apoiar a reconstrução da capacidade de tolerar emoções e polaridades e melhora as relações interpessoais.

 

O Tratamento é tanto uma abordagem terapêutica (terapia somática) quanto uma abordagem educativa e utiliza diversas ferramentas para promover a autorregulação natural do organismo, pois trabalha a memória celular e utiliza a sensopercepção (conscientização das sensações corporais) para trabalhar com o corpo e a mente de forma integrada.