top of page
  • Foto do escritorElaine Romano

Conflito por Bert Hellinger


“Todo conflito é uma aproximação, uma aproximação intensa. Pois precisamos incluir o outro em nosso campo de visão e nos expormos a ele.

Conflitos existem, por exemplo, quando fazemos um imagem de um outro e olhamos para essa imagem, ao invés de olharmos para ele.

Algumas vezes, um conflito é apenas transferido para alguém mais fraco que precisa pagar, em nosso lugar, a alguém mais forte, alguém do qual sentimos medo. O conflito com o parceiro, por exemplo, algumas vezes se transfere para uma criança ou o conflito com o pai ou a mãe se transfere para o marido ou a esposa.

Contudo, o conflito só pode ser resolvido quando olhamos para aqueles com os quais realmente temos um conflito, quando os olhamos até que sejamos capazes de vê-los. Isso significa que olhamos para eles de tal modo que os enxergamos como indivíduos, não como uma função ou membro de um grupo.

Muitas vezes uma única palavra basta para desfazer um conflito, para que uma aproximação real possa acontecer com amor. Estas palavras são, por exemplo, “obrigado” ou “por favor” ".

Algumas pessoas encontram-se em conflito até com Deus ou com a igreja, desgastando-se nesse conflito. Tais conflitos são possíveis apenas quando desejamos algo específico da pessoa que está à nossa frente e, quando não obtemos o que queríamos, ficamos decepcionados.

Um vínculo cheio de expectativas é que conduz a estes conflitos. Se desistíssemos de nossas expectativas em relação aos nossos pais, libertando-nos desse tipo de vínculo, os conflitos com eles poderiam ser resolvidos sem problemas.

Então, de repente a ira também se dissolveria e estaríamos livres. Muitas de nossas expectativas em relação à Deus são infantis, pois transferimos a ele essas expectativas que temos em relação aos nossos pais. Se chegarmos a Deus com expectativas infantis que nos forma subtraídas, sairemos de mãos vazias”.

Bert Hellinger, no livro "Pensamentos sobre Deus”.

513 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page