top of page
  • Foto do escritorElaine Romano

Trecho de Desatando os laços do destino de Bert Hellinger


Bert Hellinger - Desatando os laços do destino

"A dinâmica em doenças fatais, por exemplo, no câncer, se prende ao fato de que a pessoa se sente responsável por outras. Por exemplo, as crianças se sentem responsáveis pelos seus pais.

Sentem-se responsáveis por carregar sofrimentos de seus pais, de uma avó, uma tia ou de outra pessoa da família. Elas sentem uma ligação muito profunda.

É como uma comunhão dos santos. Todos são mártires. Sim, puros mártires. Algumas religiões pregam isso. Não porque foi revelado por Deus, mas porque é uma experiência. E porque existe a ideia mágica de que se pode, com o próprio sofrimento, resgatar outra pessoa de seu sofrimento.

Isso atua muito profundamente na alma humana.

A solução consiste em superar isso e colocar-se num nível mais elevado. Isso implica desenvolver-se para algo superior, com um caráter totalmente distinto. Quando uma pessoa se desprende das concepções mágicas — e isso se consegue, muitas vezes, em constelações familiares — ela começa a sentir-se muito leve e então alcança esse nível mais elevado.

E, curiosamente, embora nesse nível tudo seja bem mais fácil, a pessoa se sente muito mais forte. Inversamente, quando ela se mantém no nível arcaico e mágico, no qual tudo é tão pesado, ela se sente muito fraca e, por conseguinte, também age pouco."

Bert Hellinger em "Desatando os laços do destino"

313 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page