top of page
  • Elaine Christina Romano

Maneiras e Aplicações das Constelações Familiares por Elaine Romano [Parte 8]


(...) Quais são diversas maneiras de se realizar uma Constelação Familiar?

Quando abrimos o campo da Constelação podemos acessar informações do inconsciente familiar, além das partes da subpersonalidade do cliente. E, através de figuras, elementos e recursos, os arquétipos e imagens internas inconscientes do cliente se apresentam através de sensações, sentimentos e imagens.

Para isso, usamos representantes (pessoas que participam das constelações de outras pessoas), figuras, como bonecos, cristais, fotografias, árvore genealógica ou outros objetos que representam o campo familiar, ou, através de imagens, são as chamadas Constelações Meditativas. Neste tipo de Constelações, o cliente traz em sua tela mental a imagem do antepassado e o terapeuta facilita o diálogo entre ambos.

Pode-se constelar, também, o Mapa Natal de uma pessoa: cada planeta ou astro expressa um arquétipo do cliente (estruturas da personalidade) os quais podem se manifestar de maneiras complexas ou sutis.

Também é possível acessar os arquétipos, utilizando-se de animais de poder descritos pelo xamanismo. Estes, na verdade, são apenas recursos, figuras de linguagem, das quais o terapeuta se utiliza para acessar as informações do inconsciente.

Na dinâmica da Constelação Familiar Sistêmica cria-se uma imagem espacial dos processos psíquicos e das vinculações familiares do constelado, esclarecendo os “emaranhamentos sistêmicos”, ressignificando-os, permitindo, assim, que o constelado caminhe, protegidamente, por seus espaços internos, “desatando emaranhamentos”, em direção à solução.

Na Alemanha e Espanha já existem Constelações Familiares sendo realizadas em escolas, é chamada de Pedagogia Sistêmica, as quais buscam a resolução dos conflitos no meio escolar.

Já a Constelação Empresarial ou Organizacional é uma derivação da Constelação Familiar, muito utilizada no Brasil e em diversas partes do mundo. Bert Hellinger percebeu que, nas empresas, atuam, também, Leis Sistêmicas, que determinam e influenciam a saúde da empresa, muitas vezes se sobrepondo aos planejamentos estratégicos usuais.

O Hospital da Clínicas da Universidade Federal de Goiás realiza Constelações Familiares para as pessoas que tenham sintomas de doenças crônicas.

A Universidade Federal de Pernambuco através da Justiça Restaurativa vem realizando Constelações Familiares em Presídios. O Juiz de Direito do Estado da Bahia, Sami Storch, desde 2006, vem obtendo altos índices de conciliações com a utilização dos princípios e técnicas das Constelações Familiares Sistêmicas para a resolução de conflitos na Justiça.

Os usos e aplicações das Constelações Familiares vêm, cada vez mais, se ampliando, trazendo novas possibilidades de cura e reorganização das pessoas, relações e instituições.

ROMANO, E. (Diálogos Interdisciplinares) 27-28 pp. Revista Psicologia – Especial Constelação Familiar, Editora Mythos, 2016.

84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page